Foto: Renan Mattos (Diário)
Começa a valer, a partir de amanhã, o novo contrato com a empresa terceirizada responsável pelos serviços administrativos, de limpeza externa e interna e manutenção em todos os campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O documento, que tem validade de até seis anos, foi debatido em reunião entre representantes da Sulclean, empresa vencedora da licitação, e a Reitoria.
Como o último contrato, assinado em 2013, termina hoje, os cerca de 500 funcionários terceirizados que prestam os serviços contratados, estavam em aviso prévio. No entanto, na terça-feira, a Sulclean informou que a maior parte dos avisos foram cancelados - cerca de 350 - pois os profissionais devem continuar na empresa, e que cerca de 150 ainda estavam cumprindo o aviso. Ontem, o diretor administrativo da Sulclean, Marlus Tombesi, informou que o número diminuiu, mas que algumas demissões iam ser concretizadas por escolha dos próprios colaboradores, que teriam sinalizado interesse em sair em função dos valores da rescisão do contrato.
150 prestadores de serviço de limpeza e administrativos na UFSM cumprem aviso prévio
De acordo com Tombesi, o novo contrato prevê a contratação imediata de 550 a 580 pessoas, podendo chegar a até 600 postos de trabalho no futuro, já que vários prédios da universidade estão em obra.
- Depende dos aditivos que o contrato pode sofrer ao longo do tempo. Em relação ao contrato anterior, não muda muito. Alguns cargos diminuíram e outros aumentaram, mas a quantidade é praticamente a mesma - disse.
A UFSM ainda mantém outros contratos de serviços terceirizados como vigilância, monitoramento, portaria, e ainda em setores como o Restaurante Universitário, a Escola Ipê Amarelo e a Imprensa Universitária. Cada serviço é objeto de um contrato específico. Outro contrato que está para ser assinado é o de motoristas terceirizados.